Reza Kianian é o presidente do Comité do Júri do Arroios Film Festival 2016
2016-06-14

De 1 a 8 de julho, várias personalidades da indústria cinematográfica internacional vão selecionar as melhores curtas-metragens em competição do Arroios Film Festival. Reza Kianian - considerado um dos melhores atores iranianos da história cinematográfica do Irão - é o grande destaque desta edição, já que integra a presidência do comité. No seu currículo, conta com a participação em dezenas de filmes e inúmeros prémios. Autor de nove livros publicados e artista multifacetado, Reza Kianian divide o seu tempo entre o cinema e as belas artes.
 
A acompanhá-lo, estarão igualmente presentes Zezé Gamboa, cineasta angolano galardoado com o Prémio do Grande Júri do World Dramatic Competition of the Sundance International Film Festival em 2005 com o filme O HERÓI (2004), que se tornou um sucesso internacional; Anabela de Oliveira, diretora do Rios – Festival Internacional de Cinema Documental, professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom e Transmedia; Sérgio Graciano, realizador de "Assim Assim" e vencedor de um Emmy Award com a telenovela "Laços de Sangue" (SIC) e Patricia Lozano, correspondente do MILENIO RADIO do Grupo Multimedios.

O Arroios Film Festival Special Award é a distinção máxima do evento e premeia a curta-metragem com maior destaque em competição. Os restantes prémios distinguem a Melhor Ficção, o Melhor Documentário e a Melhor Animação. Os quatro filmes vencedores serão anunciados na cerimónia de encerramento, no dia 8 de julho de 2016, no Auditório Camões.