52 curtas metragens internacionais em competição no Arroios Film Festival
2016-06-17

De 1 a 8 de julho, o Arroios Film Festival apresenta, no Auditório Camões, uma mostra competitiva inédita de 52 curtas-metragens internacionais sobre o tema da inclusão. Das nacionalidades participantes, destacam-se os Estados Unidos, Portugal, Irão, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, com o maior número de filmes em competição. A programação inclui igualmente uma Mostra Não Competitiva e uma Sessão Infantil, onde serão exibidas 37 curtas-metragens,  ambas apresentadas no Mercado de Culturas, no Mercado do Forno do Tijolo. 
 
"Todos os projetos foram avaliados com cuidado pela equipa de seleção, composta por Isabel Pina, Ana Mafalda, Sara Moura, Cristina Morgado, Márcia Bernardo, André Avelãs, Pedro Rocha e Nuno Gervásio. A decisão final foi muito difícil, mas conseguimos eleger os melhores 89 filmes", revela o diretor do festival, Reza Hajipour. Não obstante, o diretor do Arroios Film Festival destaca ainda o envolvimento de todos os interessados no festival e deixa "um especial agradecimento aos participantes que demonstraram entusiasmo pelo Arroios Film Festival e partilharam o seu trabalho connosco".
 
O Arroios Film Festival recebeu, entre março e abril de 2016, mais de 3200 curtas-metragens de ficção, documentário e animação oriundos de todas as partes do mundo. Pela primeira vez na rota internacional dos festivais de cinema, o Arroios Film Festival destaca a inclusão, tema selecionado para a edição deste ano. Seja num contexto religioso, cultural, económico ou outro, pretende-se revelar de que forma este conceito é interpretado através de diferentes abordagens, consciencializando e inspirando a audiência para os valores do respeito, da diversidade e da liberdade individual.