2016-07-11

 

"Cuerdas" foi a curta-metragem vencedora que recebeu, no passado dia 8 de julho, o galardão máximo da 1.ª edição do Arroios Film Festival na categoria de Melhor Filme. Realizado por Pedro Solís García, "Cuerdas" já teria sido premiado em 2014 com o prémio Goya para a "Melhor Curta-metragem Espanhola de Animação". Repleto de valores e esperanças, o filme descreve uma história de amizade entre duas crianças especiais.





2016-07-11

A 1.ª edição do Arroios Film Festival recebeu centenas de espetadores em sala. Foram mostrados 90 filmes em 19 sessões competitivas e não competitivas.

O festival terminou no dia 8 de Julho, no Auditório Camões, com a entrega dos prémios às curtas-metragens premiadas e a exibição do filme vencedor na categoria Melhor Filme: "Cuerdas" (Pedro Solís García, Animação, Espanha).  Entre as cerimónias de abertura e encerramento, sessões de cinema e atividades paralelas, foram mobilizadas mais de 1000 pessoas.

Além do público que assistiu às sessões, é fundamental destacar a presença de 220 crianças na Mostra Infantil, que decorreu durante três dias no Mercado de Culturas.





2016-07-07

Os músicos guineenses Djumbai Djazz ficaram com as honras de encerramento do primeiro Arroios Film Festival. Encabeçado por Maio Coopé, um dos nomes mais sonantes do panorama musical da Guiné-Bissau, os Djumbai Djazz apresentam-se com seis elementos numa versão de baile que convida a dançar ao som dos ritmos frenéticos do gumbé, das per­cus­sões e de uma linha meló­dica quase mágica mar­cada pela korá, ins­tru­mento afri­cano con­si­de­rado sagrado e místico. Este concerto está agendado para as 22 e 45, após a exibição da curta-metragem vencedora do certame, no Auditório Camões localizado na Rua Almirante Barroso 25B. A entrada é livre, e limitada aos lugares disponíveis.





2016-07-07

O Auditório Camões, situado na Rua Almirante Barroso 25B, recebe na sexta-feira dia 8 a cerimónia de encerramento do Arroios Film Festival. Este evento, com início agendado para as 21 horas, consiste na entrega dos prémios de Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação e de Best Film respetivamente, a curtas-metragens em competição. O vencedor deste último, o galardão máximo do certame, é exibido mais uma vez perante esta audiência. A noite fecha com um concerto dos músicos guineenses Djumbai Djazz. A entrada é livre, e limitada aos lugares disponíveis.





2016-07-06

O Arroios Film Festival apresenta quinta-feira dia 7 de Julho, das 17 horas às 17 e 20, um espetáculo de música ao vivo interpretada com utensílios de limpeza urbana, da responsabilidade do grupo musical “Arroiada”. Esta atuação trata-se de um ensaio aberto ao público, e que antecede mais uma sessão da mostra não-competitiva do festival no Mercado de Culturas situado na Rua Maria da Fonte – Mercado do Forno do Tijolo. A formação é composta neste momento por 11 elementos e a direção artística está a cargo de Pedro Calado. 





2016-07-01

Durante o período de 1 a 8 de julho, correspondente à duração do Arroios Film Festival, vão realizar-se várias atividades em paralelo no Espaço Pessoa e Companhia, localizado na Calçada Santana 177.

No dia 2 de julho, das 16h00 às 17h30, a turma de Hindi da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa apresenta a peça de teatro Kabuliwala (O Vendedor de Cabul), de Rabindranath Tagore, autor galardoado com o Nobel da Literatura, em 1913. 





2016-06-28

Entre as várias atividades a realizarem-se em paralelo com a exibição de curtas-metragens do Arroios Film Festival, está a exposição fotográfica “Expoenredadas”. Esta exposição da autoria do INETE – Instituto de Educação Técnica, consiste numa mostra de trabalhos de vários artistas do mundo sobre “Bullying entre pares”, que se insere no tema do festival, a “inclusão”. Durante o período do festival, de 1 a 8 de julho, pode visitar esta mostra no Mercado de Culturas localizado na Rua Maria da Fonte - Mercado do Forno do Tijolo, com entrada livre.





2016-06-28

Os músicos portugueses Tó Trips (Dead Combo, Lulu Blind e Ladrões do Tempo) e João Doce (Wraygunn), vão atuar na cerimónia de inauguração do Arroios Film Festival onde apresentam os álbuns “Sumba” e “Guitarra Makaka”. Este evento está agendado para sexta-feira dia 1 de julho, com a abertura a iniciar-se às 21 horas, seguida da apresentação de três curtas-metragens em competição às 21 e 30, e termina com a referida atuação às 22 e 30. A entrada é gratuita, com lugares limitados.

Veja uma entrevista com Tó Trips no endereço: http://bit.ly/290XlAV





2016-06-27

Para além das sessões fora de competição do Arroios Film Festival, o Mercado de Culturas na Rua Maria da Fonte – Mercado do Forno do Tijolo também recebe a Mostra Infantil dias 5, 6 e 7 de julho, das 15 às 16 horas. Esta mostra consiste de vários filmes de animação e de imagem real, apropriados para crianças, de modo a sensibilizá-las para a temática do festival, a inclusão.





2016-06-20

O Mercado de Culturas, localizado na Rua Maria da Fonte – Mercado do Forno do Tijolo, é o palco do Arroios Film Festival onde serão exibidos os filmes fora de competição. As sessões para estas 37 películas decorrem diariamente, entre as 18h00 e as 19h30 de 2 a 8 de julho e são de entrada livre. 





2016-06-14

De 1 a 8 de julho, várias personalidades da indústria cinematográfica internacional vão selecionar as melhores curtas-metragens em competição do Arroios Film Festival. Reza Kianian - considerado um dos melhores atores iranianos da história cinematográfica do Irão - é o grande destaque desta edição, já que integra a presidência do comité. No seu currículo, conta com a participação em dezenas de filmes e inúmeros prémios. Autor de nove livros publicados e artista multifacetado, Reza Kianian divide o seu tempo entre o cinema e as belas artes.





2016-06-17

O Arroios Film Festival teve uma participação especial no Shortcutz Lisboa de dia 7 de junho, com a presença dos representantes do festival, o diretor Reza Hajipour e a assistente de produção Teresa Melo. Neste âmbito foram exibidas duas curtas-metragens em competição no Arroios Film Festival: “Janne of Love” realizado por Vilma Kartalska da Bulgária, e “The Bus Trip” realizado por Sarah Gambel da Suécia. O Shortcutz  é um movimento internacional de curtas-metragens, e que em Lisboa ocupa o espaço O Bom O Mau e O Vilão localizado na Rua do Alecrim, nº21, todas as terças-feiras.





2016-06-21

A lista dos 52 filmes em competição para o Arroios Film Festival, e que serão exibidos no Auditório Camões localizado na Rua Almirante Barroso 25B, já foi anunciada. As sessões destas películas realiza-se entre as 20h e as 21h30 e entre as 22h e as 23h30 de 1 a 8 de julho, e são de entrada livre.

 





2016-06-17

De 1 a 8 de julho, o Arroios Film Festival apresenta, no Auditório Camões, uma mostra competitiva inédita de 52 curtas-metragens internacionais sobre o tema da inclusão. Das nacionalidades participantes, destacam-se os Estados Unidos, Portugal, Irão, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, com o maior número de filmes em competição. A programação inclui igualmente uma Mostra Não Competitiva e uma Sessão Infantil, onde serão exibidas 37 curtas-metragens,  ambas apresentadas no Mercado de Culturas, no Mercado do Forno do Tijolo.